O Botão de Pérola

 

SINOPSE: “O litoral chileno esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil km de costa e o maior arquipélago do mundo, o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, com vulcões, montanhas e glaciares. Nessa paisagem estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos do governo de Augusto Pinochet."


EXTRAS: Encontros, de Patricio Guzmán. Filmado durante a realização de “O botão de pérola” (Chile, 2012-2015. 35 min.). Livreto com ensaio de Eduardo Escorel e entrevista de Patricio Guzmán a Frederick Wiseman.


Título Original: El botón de nácar

Ano Lançamento: 2017

Ano Produção: 2015

Duração: 82 min


Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Patricio Guzmán

País: Brasil

Formato: DVD

Formato: 16x9

Idioma: Espanhol, Kawésqar

Legenda: Português

 

Cabra Marcado Para Morrer

 

SINOPSE: “O filme, como sabemos, é fruto de uma abnegada procura de si mesmo, ao longo de 20 anos de impossibilidades políticas e materiais e, sem esconder a aventura de sua execução, transforma esta aventura em estilo fílmico. Usando recursos de tele-reportagem, do cinema direto, do documentário tradicional e de montagem. Para Walter Lima Jr., um filme sobre a "Desagregação de uma família do campo sob pressão policial intensa" e sobre "A descoberta de que a fé de cada um deles não desaparecerá, assim como o quadro de injustiças sociais."


EXTRAS: A família de Elizabeth Teixeira / Sobreviventes de Galiléia / Livreto "Um filme marcado para reviver" / Faixa comentada com Carlos Alberto Mattos, João Moreira Salles, Eduardo Escorel e Eduardo Coutinho.


Título Original: Cabra marcado para morrer

Ano Lançamento: 2014

Ano Produção: 1984

Duração: 119 min


Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Livre

Formato: 4x3

Idioma: Português

Legenda: Inglês

 

Danado de Bom

 

SINOPSE: "A vida, a obra e a trajetória de João Leocádio da Silva, mais conhecido como João Silva, um dos maiores letristas da história da música brasileira. Através de depoimentos de artistas e amigos, de alguns materiais de arquivo e da reconstituição do trajeto realizado por João Silva durante sua vida, este é um retrato aprofundado de um homem que compôs a letra de inúmeros sucessos e que chegou a ser declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco."


Título Original: Danado de Bom

Ano Lançamento: 2016

Ano Produção: 2016

Duração: 74 minutos


Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Direção: Deby Brennand

Elenco: Dominguinhos, Elba Ramalho, João Silva

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Livre

 

Os Dias com Eles

 

SINOPSE: “Há dois protagonistas que vivem papeis duplos: a filha-cineasta e o pai-personagem. Se a relação cineasta-personagem já é, em qualquer documentário, complexa e permeada de tensões e dilemas éticos, a relação parental vai acrescentar graus ainda maiores de complexidade à obra” – observa Carla Maia sobre ‘Os dias com ele’ de Maria Clara Escobar. A aproximação da filha ao pai, continua, “não se dá com precisão e segurança, mas de maneira vacilante, incerta, ao modo da tentativa e erro. Talvez venha daí a escolha de manter, em boa parte das entrevistas, os momentos que antecedem o bater da claquete, – ajustar o enquadramento, colocar o microfone, testar o som. Sempre em preparação, nem pai e nem filha parece prontos para o encontro agenciado pelo filme”.

Duas viagens a Portugal, a primeira de quatro meses, a segunda de dois meses, “e um método mais automático do que resultado de uma reflexão ” – observa Maria Clara -, “ele usando a construção das palavras e eu, o aparato da câmera. Ele repetindo um método de construir e eu, um de desconstruir. O que retrata e o retratado. O que olha e o que é visto. E, porque não, dentro desta mesma lógica de relação de poderes negociados e apropriação de sua matéria, o que é pai e a que é filha. Repetimos muitas vezes este procedimento e de maneira estranha, através da repetição, íamos nos aproximando e conhecendo pouco a pouco as armadilhas de cada um e talvez as armadilhas em que cada um estivesse preso.”


EXTRAS: Fragmentos de uma conversa sobre marxismo / Depoimento não incluído na montagem final de 'Os Dias Com Ele', de Maria Clara Escobar / Livreto 'Duas notas sobre os dias com ele', com um depoimento da realizadora / Introdução crítica de Carla Maia.


Título Original: Os Dias Com Ele

Ano Lançamento: 2014

Ano Produção: 2014

Duração: 107 min


Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Maria Clara Escobar

Elenco: Ana Sachetti Escobar, Carlos Henrique Escobar, Emílio Sachetti

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Livre

Formato: 16x9 Widescreen

Idioma: Português

Legenda: Espanhol, Inglês

Som: Dolby Stereo

 

Diário Revisitado 1990 - 1999

 

SINOPSE: Na década de 1990, David Perlov retornou ao formato dos diários filmados que produziu entre 1973 e 1983, organizados de outras forma, mais próxima do ensaio cinematográfico, dividindo-os em três capítulos temáticos, Infância protegida, Rotina e rituais e Volta ao Brasil. No primeiro, acompanhamos a infância de seus netos; no segundo, a rotina da política de Israel, o assassinato do primeiro ministro Yitzhak Rabin, a ascensão de Benjamin Netanyahu e diversos rituais que compõem o dia a dia do país; no terceiro, Perlov retorna ao Brasil, refazendo, pela última vez, suas viagens ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Título Original: Update Diary 1990-1999
Ano Lançamento: 2018

Ano Produção: 2018

Duração: 160 min


Gênero: Documentário

Classificação: 10 anos

Direção: David Perlov

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Região 4

Formato: Fullscreen

Idioma: Inglês, Hebraico e Português
Legenda: Português

Som: Mono

 

Elena

 


SINOPSE: “Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.”


EXTRAS: Pecado original, livreto com depoimento de Petra Costa e análises de Carlos Alberto Mattos, Ismail Xavier, João Moreira Salles e Miguel Pereira / Olhos de ressaca, de Petra Costa / Faixa comentada por Carlos Alberto Mattos, João Moreira Salles e Petra Costa.


Título Original: Elena

Ano Lançamento: 2012

Ano Produção: 2012

Duração: 82 min


Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Petra Costa

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Região 4

Formato: 16x9 Widescreen

Idioma: Inglês, Português

Legenda: Espanhol, Francês, Inglês, Português para deficientes auditivos

 

Equivalências

 

SINOPSE: “O documentário traça uma ponte entre passado e presente através dos quase 60 anos da produção artística de Maureen Bisilliat e sintetiza situações vividas durante os anos de fotojornalismo, publicações, exposições e filmes. Costurando memórias com trechos de palestras, entrevistas e cenas com família e amigos, reúne dicas colhidas ao longo de uma vida de aprendiz.
Muitos dos capítulos que compõem o filme foram iniciados tomando como base obras dos escritores Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e Jorge de Lima: suas realidades e regiões. Viagens a lugares fotografados no passado, revisitados e documentados 50 anos depois. As referências sonoras que inspiraram seu trabalho são uma parte importante de EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo.”


EXTRAS: Sequências adicionais ao filme / Livreto com ensaio de Roberto Gervitz.


Título Original: Equivalências

Ano Lançamento: 2019

Duração: 96 min


Gênero: Documentário

Classificação: 16 anos

Direção: Maureen Bisilliat

País: Brasil

Formato: DVD

Formato: 16x9

Idioma: Português e Inglês

Legenda: Inglês

 

O Futebol

 

SINOPSE: “Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando o antigo hábito de assistirem a jogos juntos.

Segundo Sergio Oksman e Carlos Muguiro, as primeiras palavras anotadas no caderno de trabalho durante o processo de elaboração do filme foram: “gravar a Copa com Sergio e Simão, um pai e um filho, infância, ficção da realidade, voltar atrás, reproduzir as circunstâncias da felicidade da infância, construir o imaginário, regras de futebol, eclipse.”

“Nessa sequência de palavras”, comentam os autores, “estavam anotadas as ideias que continuamos desenvolvendo ao longo dessas três semanas, antes do início da Copa, e isso nos permitiu adentrar num território totalmente desconhecido. Mais do que uma solução para o roteiro, para a história, para o enfoque narrativo, para o conteúdo dramático, o que estávamos realmente buscando era justamente o esquecimento, a viagem, a transformação, o cinema no presente, a ausência de palavras. Esse território que marcava limites desconhecidos para nós. Não era um problema de roteiro, e sim de metodologia.”

EXTRAS: Bloco de notas, de Sergio Oksman e Carlos Muguiro: Anotações filmadas sobre o processo de realização de O futebol; Alemanha, de Sergio Oksman: Nota para o terceiro aniversário da final da Copa de 2014; Livreto com depoimento de Carlos Muguiro e Sergio Oksman e ensaio de João Moreira Salles

Título Original: O Futebol

Ano Lançamento: 2018

Ano Produção: 2015

Duração: 68 min


Gênero: Documentário

Classificação: 10 Anos

Direção: Sergio Oksman

País: Espanha

Formato: DVD

Formato: Fullscreen

Idioma: Português

Legenda: Espanhol, Francês, Inglês

Som: 2.0

 

Grey Gardens

 

SINOPSE: Em 1973 um escândalo tomou as manchetes dos jornais americanos. Alegando falta de condições sanitárias, as autoridades de East Hampton, um balneário de luxo a 160 quilômetros de Nova York, tentaram expulsar as duas moradoras de uma mansão à beira-mar. Elas viviam isoladas ali, em Grey Gardens, há mais de 20 anos, entre guaxinins, sujeira e mato. Notícia banal, não fossem elas Edith Bouvier Beale e sua filha de 56 anos, Edie, respectivamente, tia e prima de Jacqueline Kennedy Onassis. Dois anos depois, Big Edie e Little Edie abrirão as portas de Grey Gardens a Albert Maysles e David Maysles. Eles registrarão a personalidade e os conflitos de mãe e filha, mulheres inteligentes e excêntricas.

“Elas passavam seus dias, não a perseguir o sucesso ou o reconhecimento social, mas, sim, cultivando as próprias relações amorosas conflituosas, entretendo uma à outra (e a nós) com tiradas espirituosas, trocadilhos, canções, poesia, dança e a recitação de memórias de seu passado. Elas encontram beleza até no inevitável envelhecimento da carne, que a maioria de nós tem pavor de enfrentar” – comenta Albert Maysles. “Nós nos identificamos com elas na projeção”, acrescenta Ellen Hovde. “Os relacionamentos íntimos são muito complicados nesse sentido, são relações de poder. As pessoas dependem umas das outras, tentam manipular umas às outras, amam-se mutuamente, odeiam-se mutuamente. Todas essas coisas estão acontecendo em sobreposição.”

EXTRAS: - Faixa comentada por Albert Maysles, Ellen Hovde, Muffie Meyer e Susan Froemke (94 min.)
Filme “As Beales de Grey Gardens” (EUA, 2006, 91min.), de Albert Maysles e David Maysles - os irmãos Maysles revisitam as sobras de montagem de Grey Gardens
Entrevista de Albert Maysles a João Moreira Salles (2006, 31 min.)
Livreto com depoimentos de Albert Maysles, Susan Froemke e Ellen Hovde.

Título Original: Grey Gardens

Ano Lançamento: 2020

Ano Produção: 1975

Duração: 94 min


Gênero: Documentário

Classificação: 10 Anos

Direção: Sergio Oksman

País: EUA

Formato: DVD

Formato: 1:33

Idioma: Inglês

Legenda: Português

 

Homem Comum

 

SINOPSE: “‘Em 1994, eu conheci o protagonista do meu filme’, conta Carlos Nader. A partir deste encontro, eu iria filmar os vinte anos seguintes da vida daquele homem. Eu nunca imaginaria que esta vida comum iria ter uma relação tão íntima com um dos filmes mais incomuns da história do cinema, A palavra (Ordet), de Carl Dreyer. Esse encontro acabou transformando-se num filme que intercala cenas de A palavra e da vida do caminhoneiro. Homem Comum é feito de imagens e sons que poderiam receber rótulos diversos, documentário falso, cinema direto, jornalismo de depoimentos, reality show, filme de família, animação, vídeo, arte, teatro filmado, ensaio audiovisual, ficção e, até, ficção falsa. Esses rótulos estariam parcialmente errados. O filme não se limita a serpentear entre os limites da linguagem cinematográfica. É uma obra que se coloca como experiência de vida. Ao ziguezaguear pelas diferentes instâncias do real, descobre uma realidade inesperada: A de que a dicotomia verdade/ficção é análoga à dicotomia morte/vida.”


EXTRAS: Livreto com ensaio de José Miguel Wisnik.


Título Original: Homem Comum

Ano Lançamento: 2017

Ano Produção: 2014

Duração: 103 min


Gênero: Documentário

Classificação: 10 anos

Direção: Carlos Nader

País: Brasil

Formato: DVD

Região: Livre

Formato: 16x9 Widescreen

Idioma: Dinamarquês, Inglês, Português

Legenda: Espanhol, Inglês, Português

Som: Dolby Stereo