Cezanne e Eu

 

SINOPSE: 
"Na França do século 19, o pintor Paul Cézanne engaja uma forte amizade com o escritor Émile Zola."


DIREÇÃO: 
Danièle Thompson

Rindo à Toa

 

SINOPSE: 
"Desde que a política brasileira foi considerada oficialmente reaberta em 1988, uma nova vertente do humor nacional começou a surgir. Utilizando-se de artifícios que por muitos anos foram proibidos, os humoristas da década de 80 foram inspirados por ídolos que precisaram enfrentar a censura e cumpriram o difícil desafio de realizar humor em um país cuja criatividade era cerceada."


DIREÇÃO: 
Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga

O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva

 

SINOPSE: 
"Após uma viagem para o Pará, a diretora Letícia Simões entrou em contato com o livro de Dalcídio Jurandir. O documentário é uma homenagem ao romancista, que, enquanto escrevia os livros que compõem sua saga de 10 volumes, subia e descia o Rio Tapajós de barco para trabalhar como inspetor de escola."


DIREÇÃO: 
Letícia Simões

BIO

 

SINOPSE: 
"Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz."


DIREÇÃO: 
Carlos Gerbase

Tá Rindo de Quê?

 

SINOPSE: 
"Mesmo diante de toda a brutalidade e truculência da ditadura militar no Brasil, muitos artistas apresentavam-se como resistência utilizando do talento e da criatividade para driblar as imposições da censura na época. Mesmo fornecendo para a população uma espécie de válvula de escape, diversos humoristas foram ameaçados e perseguidos em detrimento de piadas e quadros televisivos."


DIREÇÃO: 
Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga

Ama-San

 

SINOPSE: 
"O documentário mostra a vida de mulheres que trabalham arriscando as suas próprias vidas. Elas mergulham enquanto a luz do meio-dia se infiltra pelos mares do Japão. Ao encher os pulmões de ar, elas se aventuram no fundo do mar em busca de ostras, algas e pérolas. Uma tarefa que acontece no Japão há mais de 2000 anos."

DIREÇÃO: 
Cláudia Varejão

Missão 115

 

SINOPSE: 
"Rio de Janeiro, maio de 1981. O DOI-CODI, órgão responsável pela repressão do exército durante a ditadura militar, organizou a "Missão 115", que visava "observar" de perto um show em homenagem ao dia Internacional do Trabalho, na casa de shows Riocentro. No entanto, a missão falhou evidenciando seu objetivo principal: realizar um atentado terrorista incriminando os grupos revolucionários de esquerda e, dessa forma, sabotar a redemocratização do país."


DIREÇÃO: 
Silvio Da-Rin

Tungstênio

 

SINOPSE: 
"Um sargento do exército aposentado, um policial e sua esposa e um traficante se unem por um objetivo comum. Quando pessoas começam a utilizar explosivos para pescar na orla de Salvador, os quatro fazem de tudo para acabar com esse crime ambiental."


DIREÇÃO: 
Heitor Dhalia

 Em 97 Era Assim

 

SINOPSE: 
"No ano de 1997, quatro amigos iniciam um tempo de descobertas. Eles vivem o auge da adolescência e seus hormônios começam a falar mais alto. Sob o ponto de vista de Renato, um tímido garoto de 15 anos, somos levados para este universo. Junto aos amigos, Moreira, Alemão e Pilha, ele se depara com as primeiras dúvidas e anseios da juventude. E a principal delas é perder a virgindade. A solução encontrada é recorrer a uma profissional, mas, para isso, precisam de dinheiro. Enquanto encaram os deveres escolares e os primeiros grandes amores, os quatro tentam conseguir a verba para cumprirem seu objetivo e entrarem de vez na vida adulta. Nessa jornada, vão descobrir algo que não se ensina nos livros do colégio nem nas revistas masculinas: o valor da verdadeira amizade."


DIREÇÃO: 
Zeca Brito

Aos Teus Olhos

 

SINOPSE: 
"Querido por todos, Rubens é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Ele enfrenta problemas quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário."


DIREÇÃO: 
Carolina Jabor

Todas as Razões Para Esquecer

 

SINOPSE: 
"Ao terminar um relacionamento, Antonio (Johnny Massaro) acreditava que não teria dificuldades em superar a ex-namorada. Contudo seus sentimentos não condizem com sua postura, pois à medida que o tempo passa a dor da perda se acentua e paliativos como calmantes, bebidas e aplicativos de pegação se mostram incapazes de diminuí-la."


DIREÇÃO: 
Pedro Coutinho

Yvone Kane

 

SINOPSE: 
"Sara (Irene Ravache) é uma médica que passou anos da sua vida militando pela causa revolucionária em Moçambique, mas por fim se tornou uma mulher solitária e marginalizada, distante do rumo que tomou o local onde vive. Quando a neta morre, sua filha Rita (Beatriz Batarda) retorna ao país para investigar a história real de uma guerrilheira e ativista política amiga da mãe, de nome Yvone Kane, morta sob circunstâncias suspeitas encobertas pelo governo."


DIREÇÃO: 
Margarida Cardoso

ON YOGA - Arquitetura da Paz

 

SINOPSE:

Heitor Dhalia registra a busca de uma década do fotógrafo Michael O'Neill por conhecer melhor os principais gurus e mestres de yoga em atividade, incluindo encontros com pensadores, médicos e iogues e passagens pelo Festival Internacional de Yoga, em Rishikesh, e o Mela Festival Kumbha, em Haridwar.

DIREÇÃO:
Heitor Dhalia

Gabriel e a Montanha

 

SINOPSE:
“Gabriel é um jovem aventureiro cheio de planos. Antes de começar a vida acadêmica na Universidade da Califórnia, ele decide conhecer a África. Durante a viagem, Gabriel decide subir o Monte Mulanje, um dos mais altos do Maláui."


DIREÇÃO: 
Fellipe Gamarano Barbosa