Imagens do Inconsciente

 

SINOPSE: São três artistas. Três histórias de vida. Três casos clínicos."

Uma trilogia em que o realizador procurou “uma linguagem cinematográfica que permitisse narrar os filmes a partir dos próprios trabalhos pintados pelos artistas”, no serviço de terapia ocupacional e reabilitação criado em 1946 pela Dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pinturas, desenhos e modelagens que “expressam o mundo interior de três artistas”, Fernando Diniz (“a pintura em luta constante contra o caos para recuperar o espaço cotidiano”), Adelina Gomes (“a pintura em luta para expulsar os fantasmas e recuperar a condição feminina”) e Carlos Pertuis (“a dolorosa busca da consciência da humanidade pelas lendas”).”

EXTRAS: Livretos com textos de Leon Hirszman, Eduardo Escorel, Lauro Escorel / Fragmento de entrevista de Nise da Silveira a Dulce Pandolfi.


Título Original: Imagens do Inconsciente

Ano Lançamento: 2015

Ano Produção: 1986

Duração: 284 minutos


Gênero: Documentário

Classificação: 10 anos

Direção: Leon Hirszman

País: Brasil

Formato: DVD Duplo

Região: Região 4

Formato: 4x3 Letterbox

Idioma:: Português

Legenda: Sem legenda

Som: Dolby 2.0, Dolby 5.1

Jia Zhang-ke

 

SINOPSE: "Jia Zhang-Ke, um homem de femyang, é um retrato afetivo e revelador sobre o jovem realizador chinês que, para muitos se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo.

Para o documentário dirigido por Walter Salles, Jia Zhang-ke volta para os locais de rodagem de seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos.

Jia relembra as fontes de inspiração de obras primas como Plataforma, Em busca da vida e Um toque de pecado. É a memória de um cineasta, mas também de todo um país em convulsão, a China, que se diz venda de forma poética e incisiva."


Título Original: Jia Zhang-ke

Ano Lançamento: 2018

Ano Produção: 2015

Duração: 98 minutos


Genero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Walter Salles

Elenco: Jean-Michel Frodon, Walter Salles

País: China

Formato: DVD

Região: Região 4

Formato: 16x9 Widescreen

Idioma: Mandarim

Legenda: Inglês, Português

Som: Dolby 2.0, Dolby 5.1

Mario Wallace Simonsen

 

SINOPSE: Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi o homem mais rico do Brasil em sua época. Notável empreendedor, comandou um conglomerado de mais de 30 empresas poderosas - entre elas, a Companhia Comercial Paulista de Café (Comal) e a Wasin, que formavam o maior grupo de exportação e distribuição de café do pais; a Panair do Brasil, líder no setor de transporte aéreo; a pioneira TV Excelsior; além do proeminente Banco Noroeste e do Sirva-se, primeiro supermercado do Brasil. O elegante e discreto neto de ingleses, Mario Wallace Simonsen, sua esposa Baby e seus três filhos - Wallace, John e Marylou - viviam envoltos numa aura de realeza que não tem equivalente no Brasil moderno. Apesar disso, Simonsen morreu aos 56 anos, em Orgevall, um vilarejo próximo a Paris, destituído de quase tudo. Entre uma situação e outra ocorreu uma avalanche. Simonsen foi vitima de uma campanha de difamação como poucas vezes se viu no Brasil e seus negócios foram arruinados por oito meses de investigação escandalosa no Congresso. Acima de tudo, porém, ele foi atingido pelo regime instituído após o golpe civil-militar de 1° de abril de 1964, que instalou no poder pessoas que o tinham na conta de inimigo. Se os esforços de seus algozes em destruí -Io foram evidentes, os motivos para isso eram menos óbvios.


Título Original: Mario Wallace Simonsen

Ano Lançamento: 2020
Ano de Produção: 2019

Duração: 110 min

Gênero: Documentário

Classificação: 10 anos

Direção: Ricardo Pinto e Silva

País: Brasil

Formato: DVD 

Região: Região ALL

Idioma: Português

Legenda: Sem legenda

Som: Dolby 2.0

Menino 23

 

SINOPSE: Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas.
Sidney mostrou que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda.
O trabalho de Sidney vai reconstituir laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico implementado no Brasil. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.
Sidney e outros historiadores e especialistas irão delinear os contextos históricos, políticos e sociais do Brasil durante os anos 20 e 30, explicando como um caldeirão étnico como o Brasil absorveu e aceitou as teorias de eugenia e pureza racial, a ponto de incluí-los em sua Constituição de 1934.
A investigação culmina com a descoberta de Argemiro, outro sobrevivente do projeto nazista da Cruzeiro do Sul. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nossa sociedade deixando sequelas devastadoras até os dias de hoje. Sendo o racismo e – mais ainda – a negação do mesmo, as mais permanentes.


Título Original: Menino 23

Ano Lançamento: 2018
Ano de Produção: 2016

Duração: 79 min

Gênero: Documentário

Classificação: 10 anos

Direção: Belisário Franca

País: Brasil

Formato: DVD 

Idioma: Português

Legenda: Inglês

Som: Dolby Digital

Muitos Homens Num Só

 

SINOPSE: Rio de Janeiro, início do século XX. A ocupação de Dr. Antônio (Vladmir Brichta) é se hospedar nos melhores hotéis da cidade e furtar pertences dos hóspedes. Sua vida muda ao conhecer Eva (Alice Braga), mulher que abriu mão de seu dom para o desenho para se casar. Ela é esposa de Jorge (Pedro Bricio), um homem ganancioso e pouco atento aos interesses e desejos de sua mulher. Enquanto isso, Félix Pacheco (Caio Blat), diretor do recém-inaugurado Gabinete de Identificação, decide pôr um fim às manobras furtivas de Dr. Antônio, usando uma técnica de identificação de impressões digitais.


Título Original: Muitos Homens Num Só

Duração: 90 min

Gênero: Ficção

Classificação: 14 anos

Direção: Mini Kerti

País: Brasil

Formato: DVD 

Idioma: Português
Tela: 16x9 Letterbox

Legenda: Inglês, Português

Som: Dolby Digital 5.1

Photo

 

SINOPSE: 

Fotografia: “Obedece a impulso, não a um planejamento” – diz Manuel Àlvarez Bravo. “Não planejo. Não penso. Não trabalho com a cabeça, mas com os olhos. Puro instinto.” André Kertézs concorda: “Quando encontro um tema que me interessa, simplesmente deixo a objetiva registrar. Veja o repórter e o fotógrafo amador” Ambos têm apenas um objetivo: gravas uma memórias ou um documento. Fotografia é isso.” Esta série de documentários revela os segredos que marcaram a história da arte fotográfica do seu início até os dias atuais.

Nos quatro filmes desde volume:
Man Ray, Dora Maar, Manuel Àlvarez Bravo, André Kertész, Brassäi e a fotografia surrealista da década de 1930: A fotografia surrealista (La photographie surréaliste), de Stan Neumann.
Bernd e Hilla Becher, Andreas Gursky, Candida Höfer, Petra Wunderlich, Thomas Struth, Thomas Ruff e a Escola de Düsseldorf nas décadas de 1960 e 1970: A nova objetividade alemã (La nouvelle objectivité allemande), de Stan Neumann.
Félix Nadar, Le Gray, Baldus, Robinson, Rejlander e Fenton, que na metade do séculos XIX começaram a explorar as possibilidades criativas da imagem fotográfica: Os pioneiros (Les primitifs de la photographie), de Stan Neumann.
Jeff Wall, Bernard Faucon, Cindy Sherman, David Levinthal, Ralph Eugene Meatyard, Mac Adams e a staged photography da América do Norte na década de 1960: A fotografia encenada (La photographie mise en scéne), de Alain Nahum.

EXTRAS: Livreto "O teatro das evidências", ensaio de Mauricio Lissovsky


Título Original: Photo: Les grands courants photographiques
Ano de produção: 2011
Ano de lançamento: 2017

Duração: 104 min

Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Cindy Sherman

País: França

Formato: DVD 

Idioma: Francês
Região: Livre
Tela: 16x9 Widescreen

Legenda: Português

Som: Dolby Stereo

A Primeira Missa

 

SINOPSE: No set, em plena Mata Atlântica, um estressado diretor de cinema inicia mais um dia de filmagem, reproduzindo a celebração da primeira missa no Brasil. Subitamente surgem da mata três agentes estranhos que interrompem abruptamente aquela cena. Autoritários, confiscam os negativos filmados. O diretor paranoico resmunga: ” Serão do governo?”. A execução do filme está comprometida. O diretor em apuros conseguirá seu filme? Não é uma obra histórica! Trata-se de ácida comédia que analisa o Cinema Brasileiro hoje?

EXTRAS: Ficha técnica / Trailer / Making of / Entrevista / Diretora / Fotos / Sinopse / Mídia


Título Original: A Primeira Missa

Ano Lançamento: 2014
Ano de Produção: 2013

Duração: 90 min

Gênero: Comédia

Classificação: 16 anos

Direção: Ana Carolina

País: Brasil

Formato: DVD 

Região: Região 4

Idioma: Português

Legenda: Inglês
Formato: Fullscreen

Som: Dolby 2.0, Dolby 5.1

Últimas Conversas

 

SINOPSE: Realizado a partir de entrevistas feitas por Eduardo Coutinho com jovens cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, Últimas conversas busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes. Os pesquisadores Laura Liuzzi e Geraldo Pereira visitaram 12 escolas e realizaram pré-entrevistas com 97 adolescentes. Desses, 28 foram filmados por Coutinho, dos quais nove entraram no corte final. O diretor (morto em fevereiro de 2014, antes do início da montagem) chegou a ver todo o material filmado e deixou um caderno com anotações feitas a partir das transcrições das entrevistas. Últimas conversas foi editado por Jordana Berg, parceira de Coutinho desde Santo forte (1998), e a versão final é de João Moreira Salles, produtor deste e dos nove filmes anteriores de Coutinho. “Um aspecto importante é a questão da autoria”, lembra Jordana. “Estávamos na frente de um material que havia sido dirigido, gestado, criado, idealizado pelo Coutinho, e agora éramos responsáveis por esse material. O quanto que a gente ia se apropriar desse lugar?” – O que reparei, no material bruto, foi a extraordinária alegria dele em estar ali, cercado das pessoas com quem trabalhava, sempre o mesmo grupo, entrando em contato com pessoas que ele não conhecia – acrescenta João – “e no fim, quando o personagem saía, já era ele inteiramente investido de paixão, de desejo, de conexão. Acho que ele mesmo não tinha consciência de como, mesmo num filme muito difícil difícil, o fato de estar ali filmando era a conexão com a vida.

EXTRAS: Cenas não incluídas na montagem final / Livreto 'As últimas conversas de Eduardo Coutinho', com texto de Pedro Butcher e uma entrevista com João Moreira Salles e Jordana Berg.


Título Original: Últimas Conversas

Ano Lançamento: 2016
Ano de Produção: 2015

Duração: 85 min

Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

País: Brasil

Formato: DVD 

Região: Região Livre

Idioma: Português

Legenda: Inglês
Tela: 16x9 Widescreen

Som: Dolby Stereo

Vida e Verso

 

SINOPSE: Quatro importantes escritores contemporâneos reunidos para apresentar a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade. Um narrador — Joca Reiners Terron — conta a vida do poeta, enquanto Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. Do nascimento à morte, Drummond aparece, aqui, de corpo e alma, com humor ironia, emoção. Um gênio de muitas faces — mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno — cuja obra pode-se agora também ver e ouvir.

EXTRAS: Ferro nas almas / Do Itabirano


Título Original: Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade

Ano Lançamento: 2014
Ano de Produção: 2014

Duração: 65 min

Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

Direção: Eucanaã Ferraz

País: Brasil

Formato: DVD 

Região: Livre

Idioma: Português

Legenda: Sem legenda
Tela: 16x9 Widescreen

Som: Dolby Stereo