Os Lobos do Leste

 

SINOPSE: 
"Nas montanhas japonesas de Higashiyoshino, há 100 anos lobos não são vistos, mas Akira, um velho caçador, acredita que eles ainda existem. Para investigar o caso, Akira utiliza todos os recursos da Associação de Caçadores local, o que o leva a ser exonerado do cargo de presidente. Mergulhado em seu próprio abismo, Akira embrenha-se na floresta para encarar o lobo que pode ser o fantasma de um velho amor. Um ano depois, quando sua angústia começa a desaparecer, membros da associação encontram um lobo e decidem caçá-lo. Ao contrário do que ele perseguiu sua vida toda, agora, Akira tem que convencer os caçadores a não mata-lo."


DIREÇÃO:
Carlos Machado Quintela

 

Chacrinha - Eu Vim Para Confundir e Não Para Explicar

 

SINOPSE: 
"O legado de Chacrinha na TV e trechos de sua vida pessoal são revelados por meio de depoimentos e imagens de arquivo, que contam a história por trás das câmeras, os bastidores que consolidaram uma nova forma de comunicar o Brasil e as facetas de um homem que é dos personagens contemporâneos mais interessantes do cenário cultural nacional."


DIREÇÃO:
Micael Langer, Cláudio Manoel

 

Callado

 

SINOPSE: 
"Documentário em celebração ao centenário do escritor e jornalista Antonio Callado, conhecido por sua constante militância em defesa da democracia e por sua declarada postura em relação a ditadura militar brasileira. Sempre preocupado em entender o Brasil, escreveu grandes obras literárias como "Quarup" e "Reflexos do Baile". Na produção sua história é contada através de depoimentos de familiares e colegas jornalistas."


DIREÇÃO:
Emília Silveira

 

Skin

 

SINOPSE: 
"Bryon Widner é um skinhead que muda sua perspectiva de vida quando conhece Julie e recebe a ajuda do ativista negro Daryle. Para sair do grupo neonazista, ele precisa se arriscar enquanto trabalha para o FBI."


DIREÇÃO:
Guy Nattiv

 

Sertânia

 

SINOPSE: 
"Antão é ferido, preso e morto quando o bando de Jesuíno invade a cidade de Sertânia. A mente febril e delirante de Antão rememora todos os acontecimentos."


DIREÇÃO:
Geraldo Sarno

 

Soldado Estrangeiro

 

SINOPSE: 
"Três brasileiros vivem diferentes estágios da mesma escolha: ser um guerreiro em um grande exército de uma nação estrangeira.

Entre as histórias bem contadas por Joffily estão as de personagens que se alistaram na Legião Estrangeira, Israel e Estados Unidos. Na busca pelos brasileiros, a produção ainda passou por Afeganistão, Síria, Iraque, Cisjordânia, Mali, Costa do Marfim e Camarões."


DIREÇÃO:
José Joffily e Pedro Rossi

 

Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil

 

SINOPSE: 
"Fico te devendo uma carta sobre Brasil" revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país - entre passado e presente - o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória."


DIREÇÃO:
Carol Benjamin

 

Família de Axé

 

SINOPSE: 
"É um documentário sobre amizade, afetos e fé. Conta a história de Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano e de sua família afro brasileira de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo), através de festas, rituais, culinária, música, dança, cotidiano e relação com a comunidade, fazendo uma viagem no tempo que revela a luta para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé.


DIREÇÃO:
Tetê Moraes

 

For Sama

 

SINOPSE: 
"A história da cineasta síria, Waad al-Kateab, que filmou durante cinco anos sua vida na cidade de Aleppo tomada por rebeldes durante a rebelião síria. Ficando na cidade para lutar por uma Síria livre, ela se apaixona, se casa e tem uma filha, tudo enquanto documenta a terrível violência que a cerca."


DIREÇÃO:
Waad al-Kateab, Edward Watts

 

Honeyland

 

SINOPSE: 
"Existe uma regra na apicultura: deve-se pegar só metade do mel, e deixar o resto para as abelhas. Hatidze, a última caçadora de abelhas da Europa, respeita religiosamente essa condição. No entanto, quando novos apicultores chegam para trabalhar em sua região e não seguem a regra, o equilíbrio do ecossistema desses animais é ameaçado. Hatidze precisa se esforçar para persuadi-los a seguir os pilares elementares para a sobrevivência das abelhas."

DIREÇÃO:
Ljubo Stefanov e Tamara Kotevska

 

Alva

 

SINOPSE: 
"Após cometer um crime, um homem refugia-se na floresta. O filme acompanha Henrique, um homem solitário em fuga da sua vida e do mundo. Num estilo progressivamente imersivo vemo-nos transportados para esse espaço de solidão, questionando-nos sobre o que realmente move o protagonista."


DIREÇÃO:
Ico Costa

 

Campo

 

SINOPSE: 
"A palavra ‘campo’ vem do latim capere (capturar). Na Antiguidade, nos arredores de Roma ficava o ‘Campo de Marte’, o terreno onde se treinavam os soldados. Hoje, nos arredores de Lisboa, fica a maior base militar da Europa. Neste campo, militares treinam missões fictícias, enquanto astrónomos observam estrelas e um rapaz toca piano para veados selvagens que espreitam à noite. Aqui vi a vida manifestar-se nas suas dimensões mais contraditórias e misteriosas. CAMPO reflete sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e mundanas, que aqui se confundem e completam."


DIREÇÃO: 
Tiago Hespanha

 

Meu Mundial

 

SINOPSE: 
"Tito sonha em ser jogador de futebol. Aos 13 anos, ele fecha um contrato milionário com um time."


DIREÇÃO: 
Carlos Andrés Morelli

 

A Mulher do Meu Marido

 

SINOPSE: 
"Depois de alguns anos de casamento com Pedro, Joana descobre que está sendo traída, mas decide fingir que não sabe de nada para continuar a relação de maneira tranquila. Mas depois de descobrir que o caso extraconjugal de Pedro é com Pilar, ela começa a se relacionar com o marido da amante secreta."


DIREÇÃO:
Marcelo Santiago